O que é socioconstrutivismo?

Sócioconstrutivismo faz parte de uma das teorias do desenvolvimento infantil. Lev Vygotsky, formado em Moscou em 1917, pesquisou incansavelmente, sobre as ideias do desenvolvimento cognitivo, ou seja, do processo de aquisição do conhecimento envolvendo pensamento, linguagem, percepção, memória.

Pioneiro nesta área, Vygotsky tinha um interesse acadêmico  muito amplo que passava pelas áreas do desenvolvimento psicológico, desenvolvimento infantil e desenvolvimento educacional.

E é com base em seus estudos que se aplica o sócioconstrutivismo nas escolas.

O contexto filosófico que seus estudos continham incluem não somente interpretações sobre o papel cognitivo no desenvolvimento de mediações, mas também a reinterpretação de conceitos psicológicos, como a noção da internalização do conhecimento.

No socioconstrutivismo, a inteligência se forma dia a dia no compartilhamento e interação social. Na adaptação do ser humano ao seu ambiente e a convivência com os demais.

É uma atitude transformadora dos processos escolares onde pais, alunos e educadores transformam a aquisição de conhecimento em descoberta sensoriais, em percepção e estabelecimento do seu próprio conceito a respeito de um tema.

Vygotsky, em sua teoria socioconstrutivista, afirma que sempre que há um tipo de troca (relação) existe aprendizagem.

Ainda é baixo o tempo dedicado, na maioria das escolas, de professores em sala de aula que promovem discussão entre os alunos sobre um tema, estimulando a apresentação de pensamentos e a aceitação de criticas e deixando de gerar um ambiente propicio a florescer boas ideias.

Mas acredita-se que professores que valorizam as ideias dos alunos, criam pessoas mais capazes por expor o que pensam e por promover a autocrítica.

Este tipo de aprendizado promove a retenção e o aprendizado pleno, que está associado a manipulação cognitiva das informações.

Para Vygotsky, as funções psicológicas superiores (ações e pensamentos inteligentes que só encontramos no homem, como pensar, refletir, organizar, categorizar, generalizar…) são construídas ao longo da história social do homem.

Leia mais sobre socioconstrutivismo em:

Breve estudo sobre Lev Vygotsky e o sociointeracionismo