Primeiro Dia de Aula

No primeiro dia de aula, pais e filhos criam uma expectativa grande e consequentemente, uma ansiedade natural.

Pode ser o primeiro dia de aula da vida escolar, ou na aula na escola nova, o retorno das férias, os primeiros dias no berçário ou maternal… Para todos a mesma preocupação: vai ficar tudo bem?

Separamos algumas dicas para você passar por este dia com o seu bebê ou criança de forma mais tranquila:

• Se é uma escola nova, leve a criança para conhecer antes o espaço se for possível. Passe na frente do local e relembre com alegria que é ali que ele vai passar um tempo.
  • Prepare o que precisa levar para a escola, uniforme, material com antecedência, assim não vai faltar nada no dia e você terá uma preocupação a menos  na hora de sair de casa.
  • Na hora de deixar a criança, se houver dúvidas ou recomendações, converse com a equipe da escola, longe do filho.  Tente deixar a criança neste dia, livre de pensamentos que possam deixá-la mais ansiosa ou perceber sua preocupação especial com aquele dia.
  • Lembre seu filho de que ele pode contar com a professora, e todos os colaboradores da escola sempre que precisar de ajuda, já que você não vai estar por perto.
  • Para as mães e pais, é importante o auto-controle, aquele aperto do momento da separação, pode acontecer alguma lágrima ou um abraço mais longo e apertado. Tente controlar também o seu comportamento, para que ele perceba que está tudo bem. E que é um dia como outro qualquer, e que logo estarão juntos novamente. Isso vale para os pais dos bebês também.
  • No retorno para casa, tenha um pouco de paciência. Você estará curioso para saber tudo como foi. Espere a criança contar as novidades e depois aos poucos vá perguntando o que gostaria de saber.

Em geral, os pais, por preocupação, ficam mais ansiosos que a criança. Tente relaxar, e lembre-se, na certa, a criança esta se divertindo muito enquanto você está aí com o coração apertado…