Por favor e obrigado é gentil, é educado…

Para os pais é natural dizer por favor e obrigado. Mas para a criança é um processo.

Ensinar o filho a dizer por favor, obrigado, dizer bom dia, boa noite, é uma maneira de fazer com que os eles pensem e deixem o natural egocentrismo infantil, normal na infância e passem a reconhecer os outros e as suas necessidades.

Entre 2 e 5 anos, a criança é regada por recompensas e punições. Ela entende que existem regras impostas que ela deve obedecer para ganhar carinho e para evitar bronca ou punição.

Há uma teoria que defende que a emoção positiva tem mais poder do que a negativa. Os nossos cérebros procuram sempre esse tipo de estímulo para ter momentos melhores.

Quando a criança descobre que dar bom dia, que pedir por favor e dizer obrigado lhe traz benefícios e um tratamento positivo, começa a fazê-lo sempre.

Dizem que os filhos nos tornam pessoas melhores. Quando você tem filho, você lembra que ele te imita. E neste ponto, começa a praticar com mais ênfase as boas maneiras, principalmente no relacionamento com as pessoas mais importantes para ele, as pessoas que ele elege para copiar.

Assim, reforce dizer em alto e bom som, por favor e obrigado mesmo nas pequenas trocas e gestos em casa, inclusive quando conversar com a criança. Diga a ela, por favor, e obrigado. Bebês, logo que começam a falar, já incorporam isso no seu vocabulário e entendem como uma ação positiva.

Meu filho não pede por favor, nem diz obrigado.

Mesmo que ela não queira ou se sinta envergonhada, tente insistir. Aos poucos, com o crescimento e por costume a criança mesmo vai falar sozinha.

Ignorar e pensar: não vou insistir, a criança não fala, não tem jeito, é não insistir em ensinar. Não é fácil aprender a amarrar o próprio cadarço, não é? Mas em algum momento o nó perfeito vai sair.

Quando alguém dá um presente para a criança é comum os pais dizerem: “O que diz agora?” “Diga obrigado”. E a criança diz bem baixinho e com relutância. Não tem problema. Chegará o dia em que ela fará isso sem você pedir. Fará parte do hábito dela.

“Não acho que seja importante ensiná-lo a dizer obrigado e por favor”.

Há famílias, que acreditam que não é legal “forçar” a dizer obrigado ou por favor. Que a outra pessoa deve reconhecer pela atitude da criança, que ela esta grata e feliz. Como dar um brinquedo e vê-la contente ao desembrulhar, ou feliz em saborear algo comestível que você entregou para ela. A naturalidade da criança deveria bastar, sem exigir que ela agradeça verbalmente.

Um ponto de vista interessante e que não estimula a criança a perceber o outro e nem a atitude amigável do outro. Foca no objeto e nela própria sem perceber o contexto de como aquilo chegou até ela. Alem disso, conta sempre com o bom senso e boa percepção do outro adulto.

E não resolve o “por favor”.

A polidez, é um habito, não uma virtude. Perceber a sinceridade pelo gesto e não pela comunicação, não se trata da formação do carácter do filho. Pedir que ele agradeça gentilmente, sem ser de coração, não vai torná-lo um mentiroso, nem vai fazer dele um bobinho diferente dos amigos mais “descolados”.

Virtudes são ligadas a coragem, a generosidade, não a polidez, que tem um peso menor na formação da pessoa.

A polidez é mecânica e não exige nada de quem a pratica, a não ser um ato mecânico, mas traz muitos benefícios e em geral é uma qualidade que é notada e apreciada.

O por favor e obrigado, mesmo que superficiais e não sinceros, podem traduzir atitudes respeitosas, de consideração pelo outro; logo, a sua ausência pode traduzir intenção de desprezo, de agressão, de violência.

A gentileza, no por favor e cordialidade do obrigado aproxima as pessoas independente de classe social, posição no trabalho, crenças e idade. São atitudes usadas por todos. A humanidade e seus povos criaram padrões de comunicação para expressar atitudes positivas. São diferentes em diferentes culturas, mas devem ser observadas, traduzem o reconhecimento e o valor do outro.

Seja o modelo do comportamento que você deseja que seu filho aprenda.

A criança vai aos poucos percebendo que tratar as pessoas com respeito torna as coisas mais fáceis.

Videos infantis que incentivam o por favor e obrigado: