Como ensinar meu filho a dividir e compartilhar?

“Meu filho não sabe compartilhar as coisas dele com outras crianças.”

Essa é uma questão que passa muitas vezes nas cabeças das mães, mas que não significa que seu filho seja egoísta.

É normal que crianças até o sexto ano de vida não queiram compartilhar brinquedos e outras coisas com outras crianças, mas com o tempo isso melhora e eles aprendem naturalmente que brincar com o outro é mais divertido e não é tão ruim assim deixar que o outra criança compartilhe algumas coisas com eles. Na primeira infância, a criança acha que tudo é apenas dela, inclusive a mãe e o pai e emprestar não é uma opção. Um pouco adiante, quando ela compreende seu espaço e que existem pessoas com quem precisará dividir o mundo, a situação muda e o compartilhar fica mais fácil, embora não deva ser forçado.

O melhor para as crianças é ensiná-las a falarem por si mesmas quando quiserem pedir um brinquedo para o outro e até mesmo ensiná-las que a outra criança só vai brincar por um tempo. Isso faz com que eles não sejam forçados a emprestar algo que não querem e assim não cria uma rivalidade entre as crianças. Conforme eles vão crescendo o diálogo fica mais fácil e eles compreendem melhor a necessidade de colocar-se no lugar dos outros.

Pode não parecer fácil, mas aos poucos, com paciência e entendendo o momento do seu filho, ele se tornará uma criança paciente, generosa e muito sociável.