Verão pede água! E pede também cuidados com a garrafinha

O verão quente faz dar sede o tempo todo. E mais que isso: todos nós, incluindo as crianças devem tomar muita água. A forma mais fácil de resolver isso é ter uma garrafinha ou squeeze por perto, no seu dia a dia.

O mercado oferece lindos e divertidos modelos para as crianças além das tradicionais garrafinhas descartáveis que hoje em dia, tem personagens famosos nas embalagens.

Aqui listamos alguns cuidados para que a solução não vire um problema de saúde, já que a água contaminada pode transmitir hepatite A ou salmonela e causar grande desconforto e problemas graves de saúde.

Cuidados

  • A garrafinha deve ser individual e não devemos nunca emprestar. Ao emprestar você pode passar uma bactéria como amigdalite ou faringite ou ainda: pegar ou passar uma gripe.
  • A água deve ser consumida em até 3 horas. Não bebeu, troque a água.
  • As descartáveis devemos usar por no máximo por 3 dias.
  • Devemos lavar as mãos também antes de beber água ou suco, não apenas antes de comer.
  • Prefira os squeeze, como este que o líquido todo não tem contato com a saliva.

Veja algumas formas de limpar a garrafinha:

Você pode lavar bem com água e detergente. Em seguida, misture 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária, coloque a solução dentro da garrafa e deixe de molho por 1 hora.

Ou depois de higienizar usando uma escovinha (tipo escova para mamadeira) com sabão ou detergente e água, colocar de molho por alguns minutos, pelo menos 20, com hipoclorito, uma colher a cada litro de água. Lavar bem e secar de boca para baixo.

Se for ferver descubra se o plástico não tem bisfenol A. Isso vale também para mamadeiras e copos de plástico duro especialmente os usados pelas crianças.

Encha a garrafa com água fervente e o suco de 1 limão, deixe descansar por no mínimo 30 minutos. Isso elimina o mau cheiro, comum em embalagens plásticas. Escorra a água e deixe secar com a boca virada para baixo em um escorredor.

Leave a Reply