Setembro verde, florido e cheio de aprendizado para as crianças

Setembro vem como mês verde de esperança e florido para todos nós, principalmente neste ano atípico de 2020.  Iniciamos as comemorações com o dia da Amazônia no dia 05 e ainda este mês temos muito mais o que comemorar e aprender.

Leia mais sobre curiosidades destas datas comemorativas de setembro para contar para seu filho. 

O dia 05 de setembro foi escolhido como o Dia da Amazônia porque neste mesmo dia, em 1850, aconteceu a criação da província do Amazonas por D. Pedro II.

A Amazonia é o maior bioma do Brasil e se estende por mais 8 países. Lembramos nesta data sua importância para o planeta e a preservação das milhares de espécies, de plantas, animais e povos que habitam a Amazônia. 

Dia da Independência, 07 de setembro ou Dia da Pátria.

Nesta data, D. Pedro I, o príncipe regente, declara o Brasil independente de Portugal. Depois de 2 anos de muitas lutas, Portugal, reconhece a independência do Brasil e iniciamos nossa trajetória como nação. Por isso, esta data é tão importante ser lembrada na história do Brasil. 

Dia 06 de setembro – Oficialização do Hino Nacional

O Hino foi oficializado nesta dia, em 1922, através de um Decreto. Também o Hino Nacional, como a Bandeira do Brasil, são parte importante da nossa história em muitas escolas, instituições e eventos públicos ele é apresentado ou cantado. Que tal aprender a letra direitinho ? Veja neste link, cantado por crianças e com a letra para decorar direitinho: https://www.youtube.com/watch?v=LgjRbXYEvh0

Dia 08 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização 

Assim como andar, falar, a alfabetização é um marco no processo de aprendizagem das crianças muito comemorado pelos pais. Reconhecer as letras e seus fonemas é realmente uma vitória para crianças. A data  foi criada pela ONU para salientar a importância do acesso a educação para desenvolvimento social. Então, cada criança e quanto mais crianças começam a ler e escrever não é uma vitória não só dela, mas de todos que estão envolvidos com a educação infantil. 

Dia 21 de setembro – Dia da Árvore

“Olha o passarinho naquela árvore, comendo a frutinha que bonitinho!” Assim mesmo, sem pensar,  começamos a mostrar o valor da árvore no nosso meio para os bebês e crianças. Que este gesto de grande valor, se repita por gerações e gerações e todas as crianças saibam proteger e reconhecer  e respeitar a Natureza. O dia 21 de setembro foi escolhido  porque está pertinho do início da Primavera no hemisfério Sul. O dia da Árvore é comemorado em datas diferentes em diversos lugares no mundo. 

Dia 22 de setembro – inicio da Primavera

Marcamos essa data para início de um clima mais ameno, o fim do inverno e uma estação estação onde muitas espécies de plantas florescem. É legal as crianças saberem que tem plantinhas que gostam mais de outras épocas do ano e florescem em outro momento. Mas com certeza, essa é a época mais florida do ano.