Os Verdinhos

A nutricionista Andrea Vargas apresentou para os alunos da Escola Crystal o  hortelã, a salsinha e a cebolinha. 

Eles conversaram sobre os “verdinhos”, como dizem as crianças, conversaram também sobre seus hábitos alimentares e assistiram a um filme ilustrativo.

Com esta atividade, eles puderam sentir os diferentes cheiros e texturas.  Na rotina escolar, essas hortaliças estão presentes nas refeições que são preparadas com carinho na Escola.

Essa proposta teve como objetivo incentivar a aproximação, aceitação e consumo desses alimentos tão ricos para a saúde e importantes para o desenvolvimento de anticorpos, a salsicha, por exemplo, fortalece o sistema imunológico, previne anemia, entre outras qualidades.


Como fazer uma horta de temperos

Entre todas as vantagens de se ter uma pequena horta em casa de temperos é ter temperos fresquinhos sempre, para quem gosta de cozinhar. Isso faz toda diferença em diversas receitas e uma outra vantagem é ter alimento livre de agrotóxico. Bom para toda a família.

Preparar a horta é uma ótima atividade para se fazer com as crianças.  E o fato de ela plantar e colher ajuda a “provar” e quem sabe gostar dos “verdinhos”.  Além disso, promove a rotina de cuidar da horta, um grande aprendizado para qualquer idade.

Passo-a-passo

Onde: direto na terra, se você tiver quintal, sem animais domésticos, vasos, floreiras, embalagens recicladas como garrafa pet, latas de refrigerante, caixas de leite, entre outros. Também vale caixotes de madeira e hortas verticais com vasos pendurados ou tubos de pvc, por exemplo. Para vasos ou embalagens e hortas verticais, é preciso ter um furo no fundo, para escorrer o excesso de água.

O que plantar

Plantar ervas e temperos é ótimo para quem vai fazer sua primeira horta. Depois pode passar para hortaliças.

Salsinha, você compra sementes em lojas de produtos agrícolas ou jardinagem. Em 3 meses já da para colher. Cebolinha, você vai achar mudas ou sementes e em 30 dias já dá para colher. Alecrim, 3 meses depois. nunca retire muitos ramos na hora e colher. Manjericão, este não gosta de frio. Todos no início da vida, gostam de terra bem úmida.

O lugar ideal

Procure um espaço iluminado e arejado, mais sem muito vento.  Irrigue no mínimo a cada dois dias. Melhor jogar a água perto da raiz, do que nas folhas.

O preparo

Elas precisam de adubo constante.  Procure lojas especializadas para comprar terra e adubo para suas plantinhas. Ou prepare seu adubo orgânico em casa para manter os vasos bonitos.  Se plantar em vasos, coloque um pouco de pedra no fundo. No começo, irrigue diariamente, depois que elas crescerem, a cada dois dias estará tudo bem.

Prefira plantar um tipo em cada vaso. Nem todas gostam de vizinhos. 

O tempero como atividade sensorial para os bebês e crianças

Mexer, brincar, com os temperos é excelente para crianças e bebês desenvolverem sua percepção, conhecer os aromas e texturas. Na Escola Crystal os bebês também interagem com a hortinha orgânica da Escola. 

Receitinha fácil com tempero

Omelete com cebolinha.

  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de leite
  • cebolinha a gosto
  • pitadinha de sal

Bata bem os ovos em uma tigela, adicione o leite, o sal e a cebolinha. 

Derreta um pouco de manteiga na frigideira aquecida, coloque o mistura e movimente a frigideira em círculos para espalhar a mistura e não grudar. 

Com uma espátula, retire do fogo quando começar a desgrudar. Você pode dobrar ao meio  ou e se tiver habilidade, pode virar e dourar do outro lado também. 

Sirva e aproveite esta delícia.