Estímulos para a memória das crianças

Para estimular a memória de bebês e criança é imprescindível que o ambiente esteja adequado a concentração.

Ou seja, a tv ou celular precisam estar longe deste momento, assim como outras interferências.

Jogo da memória, que podem ser feitos artesanalmente ou comprados, em geral são brinquedos baratos e simples, feitos em peças plásticas,de madeira ou cartões. São excelentes para estimular a memória, comece com poucas peças e aumente a dificuldade quando ver que a criança está ganhando o jogo muito fácil.

Conversando sobre o dia

Antes de dormir, ou no fim do dia – se a hora de dormir for um pouco tumultuada – converse sobre o dia, tentando estimular a crianca a relembrar tudo o que aconteceu desde a manhã, ou simplesmente, as atividades que aconteceram na escola.

Boas lembranças

Relembre juntos momentos alegres, como o dia na praia, por exemplo. Tente fazer a criança lembrar do que vestia, das cores, como estava o dia… Ou de uma festa, do que comeu, das atividades que participou, das pessoas que estavam presentes.

Atividades simples

Ligar os pontos de um desenho, por exemplo é uma tarefa interessante para os pequenos. Aprende a se concentrar, deixando em alguns momentos, a distração, natural das crianças de lado. Também colabora no desenvolvimento da coordenação.

Labirintos das revistas e livros infantis, também são um bom passa-tempo com a finalidade de estimular a concentração e memória.

Memorizar objetos

O adulto coloca uma ordem nos objectos, depois bagunça tudo e pede que a criança reordene como estava. Tampinhas coloridas, brinquedos pequenos ou peças de diferentes formatos podem fazer parte desta brincadeira.

Lembre-se: nisso, não tem acerto ou erro. Tem apenas treino da memória. Elogie e divirtam-se sempre.