Como ensinar uma nova língua para uma criança

Muito se fala sobre os benefícios de ensinar uma nova língua para as crianças desde bem cedo, pois é a fase em que a criança está desenvolvendo a sua fala e assim ela tem bem mais facilidade para aprender a pronúncia certa das palavras, sem vícios de linguagem, que nós adultos já temos muitos, pois ela vai aprender a falar ao mesmo tempo em que aprende mais de um idioma.

E aqui vamos te ajudar a envolver essa criança no aprendizado de outra língua, com algumas dicas simples.

Primeiramente ensine o básico, como o alfabeto, cores, animais e objetos. Coisas tangíveis podem auxiliar muito no aprendizado, pois você pode mostrar um objeto, ensinar o nome do objeto na nova língua e pedir que a criança repita.

Falando em repetição, esse é a nossa segunda dica. Assim como para aprender a falar a língua mãe nós usamos da repetição para que aquilo seja gravado na mente da criança, em outro idioma o método é o mesmo. Repita várias vezes e sempre pergunte para a criança o nome dos objetos, dos animais, quais são as cores para que ela pratique.

Mas para que essa atividade não fique chata, torne esse momento em um momento de diversão. E um jeito muito divertido é espalhar objetos aleatórios pela casa e pedir para o seu filho trazer. Outra forma é mostrar ao seu filho livros, filmes e desenhos animados na segunda língua. Brinquedos educativos podem auxiliar bastante também e o aprendizado se torna bem mais natural.

Quando a criança já tiver um bom vocabulário, comece a ensinar pequenas frases e com o tempo vá aumentando. Quando você sentir que ele já está bem à vontade com a nova língua, converse com ele nesse idioma na maior parte do tempo, mesmo que você seja a única pessoa com quem ele pratica, pois pense que em todo o resto do dia ele falará a língua mãe com as pessoas.

Atenção que essas dicas são desde o início do aprendizado de fala da criança até quando o novo idioma já não seja mais novo para ela. Essa é uma ótima atividade para que pais e filhos aprendam juntos, pois novos idiomas são eternos aprendizados.

Na Crystal, dentre as atividades extracurriculares, oferecemos aulas de inglês que acontecem de forma lúdica, através de histórias, músicas, brincadeiras, jogos e atividades. Confira essa e outras atividades extracurriculares aqui.